Mesa Larga e Bancada Fixa: Os 2 principais modelos para fixação de matrizes
Data de publicação: 27/09/2024
A Mesa Larga e a Bancada Fixa são os dois principais modelos de fixação de matrizes na dobradeira. Cada modelo tem suas vantagens principalmente no momento da programação e setup das peças dobradas.
As dobradeiras são máquinas que realizam dobras de distintos formatos de perfis. Muitos desses perfis são complexos e de grandes dimensões. Uma das grandes dificuldades do setor é realizar as dobras sem que ocorra colisão entre a peça, a ferramenta e a máquina. Associado o aumento de demanda e diversificações de projetos exigem que o equipamento seja de rápido setup e versatilidade.
Conteúdos do Artigo
A escolha do sistema de fixação da matriz, ferramenta inferior, traz vantagens e desvantagens dependendo do tipo do perfil e modelo do trabalho da empresa. A Braffemam fornece o modelo de Mesa Larga, ou o de Bancada Fixa. Não existe um melhor do que o outro, são modelos distintos e cabe a empresa que realiza o serviço escolher a melhor opção.
Mesa Larga
Permite trabalhar com matrizes multi V, aonde com um mesmo jogo de ferramenta é possível dobrar peças de diversas espessuras, tornando o custo com ferramental menor. Entretanto, é necessário realizar o alinhamento da matriz muiti V com a punção toda vez que for alterado o canal a ser utilizado para realizar a dobra.

Pode ser um empecilho em alguns perfis dobrados devido sua largura. Em alguns formatos específicos de perfis, pode ocorrer a colisão entre a peça e a mesa.

Bancada Fixa
Diminuiu o tempo de setup de troca de ferramentas excluindo a necessidade de ajuste de alinhamento da matriz com a punção. Todavia, para cada espessura a ser dobrada é necessária uma nova ferramenta inferior, aumentando os custos com ferramental.

Por ser mais estreita que a mesa larga, a bancada fixa pode facilitar a dobra de alguns perfis, evitando possíveis colisões com a mesa.

Simulação de dobras – EsaBend
O Software EsaBend integrado ao sistema CNC da dobradeiras hidráulicas da linha PHS realiza a simulação do processo de maneira fácil e interativa. Durante a simulação é possível verificar o risco de colisão, pois realizamos todo o dimensionamento do equipamento no software.

Conheça mais sobre a linha de dobradeira PHS através do link abaixo:
Qual a melhor opção?
Como já mencionado, não existe um modelo superior ao outro, são sistemas diferentes que atendem clientes com suas necessidades específicas. Caso a empresa já possua sua gama de produtos, e muitas vezes já tenha adquirido ao longo dos anos ferramentas dedicadas, a opção de bancada fixa pode ser mais interessante, pois ela permite maior área de dobramento e menor tempo de setup.
Por outro lado, quando a empresa ainda não possui o ferramental dedicado, e possua uma gama muito diversas de espessuras de chapas a serem dobradas, a mesa larga pode vir a ser uma boa opção, devido ao custo reduzido com o ferramental.
As Mesas Largas e de Bancada Fixa fabricadas na Braffemam são intercambiáveis na Linha PHS de Dobradeiras, podendo ser substituídas caso haja necessidade. Ambas as mesas possuem sistema de regulagem por cunhas, a fim de corrigir possíveis deformações estruturais do equipamento.
A Braffemam possui um corpo técnico capacitado para instruir da melhor forma possível qual é melhor opção de mesa para o sistema de trabalho da sua empresa. Entre em contato e agende uma visita!
Escritor: Pedro Kucarz
Mestre em Engenharia Mecânica e de Materiais
Departamento de Engenharia Aplicada – Braffemam
Referencial Teórico
Esautomotion Esa Metalforming [Online]. – Esa, 27 de 08 de 2024. – 27 de 08 de 2024.